Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos

Violações dos direitos humanos no Brasil: denúncias e análises no contexto da Covid-19

Este relatório é resultado do projeto Direito Humano à Saúde na Pandemia. O trabalho técnico é desenvolvido pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) em conjunto com a Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH) e como parte de um acordo celebrado com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Os interlocutores institucionais do trabalho são o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).

Esta obra coletiva reúne contribuição de pesquisadores e pesquisadoras de diversos campos, todos/as mobilizados/as para subsidiar a construção de uma denúncia de violação de direitos humanos no Brasil durante a pandemia de Covid-19.

É inaceitável que vidas humanas, num contexto tão impactante como foi o da Covid-19, tenham sido maltratadas e perdidas, tenham sido violentadas e violadas em seus direitos por quem deveria, por responsabilidade constitucional e em razão dos compromissos internacionais do Estado brasileiro em matéria de direitos humanos, ter sido agente de seu cuidado, promoção e proteção.

Informação Adicional

Autoria:

Projeto Direito Humano à Saúde na Pandemia

Título da Publicação:

Violações dos direitos humanos no Brasil: denúncias e análises no contexto da Covid-19

Ano:

2021

Páginas:

229

Editora:

Saluz

ISBN:

978-85-69343-72-1

Informações Adicionais:

Edição: EAB Editora Projeto gráfico, capa e diagramação: Diego Ecker Revisão: Araceli Pimentel Godinho e Bianca Damacena Fodo da capa: Copyright 2020 - Gustavo Basso [Indígenas de Miranda/MS chorando a morte de parentes por Covid-19 em Agosto de 2020 durante seu sepultamento]