Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos

TRAILER:

Reproduzir vídeo

 

A série audiovisual “Por Democracia e Direitos Humanos no Brasil” marca um momento crucial da situação política do país. Foi lançada em outubro de 2022, época das eleições de 2022, um momento em que a democracia brasileira enfrentava ameaças e grandes desafios. A Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH) produziu a série com o objetivo de informar, inspirar e mobilizar a população.

Através de entrevistas, depoimentos e perspectivas de diversas vozes influentes e representativas, a série explora a interseção entre democracia e direitos humanos. Os episódios convidam o público a refletir profundamente sobre a importância desses princípios fundamentais em nossa sociedade e como eles estão interligados.

Defensores e defensoras de direitos humanos de diversas áreas, como lideranças indígenas, representantes do movimento feminista, representantes de coletivos negros e representantes de movimentos sociais, compartilham suas perspectivas sobre o que é necessário para assegurar os direitos humanos no país e como os cidadãos podem contribuir ativamente para esse processo.

A série “Por Democracia e Direitos Humanos no Brasil”, com seus 4 episódios, é um convite à reflexão profunda, ao engajamento popular e à construção coletiva de um futuro melhor para todos. Ela visa capacitar os espectadores a compreenderem seu papel na defesa da democracia e dos direitos humanos, incentivando-os a se informarem, se envolverem ativamente e a promoverem mudanças positivas em suas comunidades e no país como um todo.

FICHA TÉCNICA:
Realização: Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH)
Coordenação: Fórum Ecumênico ACT Brasil (FE ACT Brasil); Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH); Processo de Articulação e Diálogo (PAD)
Apoio: MISEREOR; Pão Para o Mundo (PPM)
Roteiro e edição: Ganda Lab Criativo

ASSISTA TODOS OS EPISÓDIOS!

EPISÓDIO 1

Reproduzir vídeo

💭 Em que tipo de sociedade você gostaria de viver no Brasil pós-eleição?

A democracia do nosso país vem sofrendo graves ataques nos últimos anos.  No meio disso, a violência política ocupa cada vez mais espaço. A Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH) vem acompanhando, junto de organizações da sociedade civil e da população brasileira, os diversos retrocessos políticos e o aumento do número de denúncias de violações de direitos humanos.

O que é democracia pra você e como ela se relaciona com direitos humanos? Quais são os outros mecanismos de participação que podem ajudar a aprofundar o exercício da democracia? No primeiro vídeo da série “Por Democracia e Direitos Humanos no Brasil” convidamos a refletir sobre essas questões antes da votação do 1º turno das eleições de 2022.

Participantes: Juli Cintra (Diretora executiva da ABONG); Paulo Carbonari (Coordenador do MNDH); Ana Gualberto (Diretora executiva de Koinonia); Rogério (Coordenador MAB)

EPISÓDIO 2

Reproduzir vídeo

💭 Como avançar daqui pra frente?

A democracia do nosso país sofreu graves ataques nos últimos anos. Agora, é tempo de se engajar e reconstruir!

A Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH) traz mais um episódio da série “Por Democracia e Direitos Humanos no Brasil”. 

O que é fundamental para a afirmação de direitos humanos no Brasil? Como você pode ajudar nas nossas diferentes lutas? Nesse 2º episódio,  te convidamos a refletir sobre essas questões e participar do processo de reconstrução dos direitos humanos no Brasil.

Participantes: Benilda Brito (Nzinga Coletivo de Mulheres Negras); Alessandra Korap (Liderança Indígena Munduruku); Carmen Silva (SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia); Mônica Alkmim (Movimento Nacional de Direitos Humanos / Conselho Nacional de Direitos Humanos).

EPISÓDIO 3

Reproduzir vídeo

💬 Quem você quer que fale por nós?

O Congresso Nacional é responsável em fazer com que a sua e as nossas vozes sejam ouvidas. Essa cobrança precisa ser feita!

A Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH) traz mais um episódio da série “Por Democracia e Direitos Humanos no Brasil”.

Quem vai falar por você? Quem você quer que fale por nós? Nesse 3º episódio, te chamamos para entender a atuação do Congresso Nacional e a importância de uma representatividade ampla nesse espaço, que defenda os direitos humanos e envolva a participação do povo brasileiro.

Participantes: Athayde Motta (Ibase); Denise Montavani (Marcha Mundial de Mulheres); Iracema Gãh Té Nascimento (cacica Kaigang da Retomada Multiétnica Gãh Ré); Keila Simpson (Abong e ABGLT)

EPISÓDIO 4

Reproduzir vídeo

🌍 O que o ser humano é capaz de fazer?

Do ódio ao cuidado, da desinformação a comunicação, da desorientação a orientação. Nós temos escolhas. A violência desumaniza, mas como alternativa podemos promover a dignidade através dos direitos humanos.

A partir disso, a Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH) apresenta o último episódio da série “Por Democracia e Direitos Humanos no Brasil”. Queremos muitos mundos, mas todos com espaço para o respeito e a vida. Se você acredita nisso, você concorda com os direitos humanos. ✊

Lute pelos direitos humanos, se informe e se engaje. Assim, podemos construir um futuro onde cada pessoa viva em plenitude, com seus direitos garantidos e sua dignidade respeitada.